🔒exclusivo assinantes

Câmara vota nesta quinta autorização para a concessão da Gare por 20 anos

Câmara vota nesta quinta autorização para a concessão da Gare por 20 anos

Foto: Beto Albert (Diário/Arquivo)

O pedido de autorização feito pelo Executivo à Câmara para a concessão da Gare está na pauta de votação da sessão de desta quinta-feira (12) do Legislativo santa-mariense. Pela proposta da prefeitura, o espaço público histórico seria entregue à iniciativa privada por 20 anos podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Só após a autorização, será definida a modelagem da concessão. A Gare foi recém-reformada.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
 

O projeto prevê, ainda, a exploração de atividades comerciais e eventos relacionados a cultura, lazer, turismo, gastronomia e economia criativa. Em contrapartida, a concessionária ficaria responsável pela manutenção, reforma, limpeza e segurança. Contudo, só após a autorização, será definido o modelo de concessão.


O projeto divide opiniões, principalmente pela tramitação rápida, já que foi encaminhado em regime de urgência, inviabilizando um debate mais amplo com a comunidade. Em nota divulgada na última quarta-feira (11), o Coletivo Memória Ativa defendeu o adiamento da votação para dar mais tempo de análise diante da complexidade e importância do projeto.


– Não há nenhum motivo plausível para que uma lei dessa relevância seja votada às pressas, no apagar das luzes de um ano eleitoral, sem nenhuma discussão com a comunidade e com as entidades que a representam – diz um trecho da nota.


Do lado de parte da oposição, a petista Helen Cabral questionou alguns aspectos da proposta, que recebeu parecer favorável para tramitação.


Líder do governo na Câmara, Givago Ribeiro (PSDB), reuniu-se com representantes do coletivo para esclarecer alguns pontos do projeto. À coluna, o parlamentar disse que, por enquanto, é só a autorização para o municipio entregar a gestão da Gare à iniciativa privada. Em uma segunda etapa, segundo ele, será lançado o edital com as diretrizes para a concessão, momento em que será opotunizada a manifestação “de todos que desejarem”.


Na reunião, Givago disse que, apesar de ser uma situação diferente, a concessão de Uso do Theatro Treze de Maio “funciona com a mais extrema qualidade e garante acesso a todos os munícipes em suas agendas”:


– Acredito que exemplos assim, de parcerias, devam nortear uma série de inovações na gestão pública municipal – afirmou o líder do governo.

 
Após a reunião com Givago, a presidente do Coletivo Memória Ativa, Lidia Rodrigues, disse que foi possível avançar no diálogo a partir de um cronograma de ações alinhavado com o líder do governo.


– Somos a favor de uma participação da população no acompanhamento dos passos dados no que se refere aos patrimônios culturais da cidade – afirmou ela.

 
Embora algumas contestações, o governo Jorge Pozzobom (PSDB) deve ter votos suficientes para aprovar nesta quinta a proposta na sessão.


Sem detalhes novos sobre redesenho de secretarias 

O prefeito eleito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), reuniu a base de governo, na manhã dessa quarta-feira (11), mas acabou tratando de forma superficial e genérica sobre o redesenho das secretarias.  

 
O futuro prefeito compartilhou com os vereadores informações já divulgadas, como a criação da Secretaria da Segurança e o desmembramento da pasta de Desenvolvimento Econômico e de Turismo em duas. Há também uma possibilidade de mudança na Secretaria de Infraestrutura, que hoje funciona como um grande guarda-chuva, abrigando as obras e toda a zeladoria da cidade. E possível que a pasta se desonere de algumas funções. O projeto da reforma administrativa dever ser votado ainda na próxima semana.

 
Na reunião, Decimo tratou, especialmente, do pacote de projetos do Executivo que será votado até o encerramento do ano legislativo na próxima quinta-feira (19). O encontro já serviu de um ensaio para afinar o bloco do futuro governo, inclusive vereadores eleitos foram convidados.


Leia mais:




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto que busca implantar voto impresso no Brasil é aprovado; confira as próximas etapas Anterior

Projeto que busca implantar voto impresso no Brasil é aprovado; confira as próximas etapas

Rodrigo Decimo apresenta redesenho das secretarias do seu futuro governo nesta quarta Próximo

Rodrigo Decimo apresenta redesenho das secretarias do seu futuro governo nesta quarta

Jaqueline Silveira